Através da Internet, a construção do conhecimento individual e coletivo está expandindo cada vez mais para o ensino à distância. O que está proporcionando este avanço no processo independente de construção do conhecimento são as novas mídias e tecnologias. Recursos como chat, fórum e lista de discussão vêm sendo frequentemente utilizados como ferramentas pedagógicas para o ensino a distância, e como complementação ao ensino presencial.
Chat é um instrumento de comunicação síncrona (em tempo real), onde pessoas se reunem virtualmente em uma sala, em horário determinado para debates, análises e até mesmo bate-papo informais.
Lista de discussão é uma modalidade de comunicação assíncrona, permitindo aos participantes lerem, refletirem e responderem, a qualquer momento, viabilizando a interação de todos. A lista de discussão funciona como um serviço que remete mensagens a todos os membros de um grupo, cadastrados na lista através de um endereço eletrônico. Enviando uma mensagem para este endereço, todos os usuários cadastrados terão acesso às mensagens.
Cria-se assim um ambiente virtual no qual os usuários podem debater ideias e trocar informações.
Fórum de discussão é uma “ferramenta” tecnológica assíncrona que favorece a interação e permite as altercações entre diferentes pessoas a respeito de um tema em particular. Favorece a aprendizagem colaborativa, tendo em vista que permite a comunicação e a participação entre um grupo de pessoas que buscam objetivos similares. O Fórum eletrônico pode ser uma página da “web”, onde se faz colocações, perguntas, inserções de “links”, etc.
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Debate na Rede: chat, fórum, lista de discussão
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
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1 comentários:
É precisamente através do computador que a possibilidade de troca de informações e aprendizado tornou-se sem barreiras, colaborando e enriquecendo as experiências de cada indivíduo, principalmente pelo uso da internet. Desta forma, a construção do conhecimento individual superou o ensino tradicional, para a obtenção do conhecimento pelo próprio sujeito interessado em aprender através da exploração autônoma e independente.
Lourdes Helena Peixoto
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